Relatórios Estratégicos: Saiba quais são os mais importantes para sua loja de veículos

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Relatórios Estratégicos: Saiba quais são os mais importantes para sua loja de veículos

3 relatórios que não podem faltar na gestão de uma loja de carros

Todo bom gestor que pretende aumentar o número de vendas ou manter a lucratividade e não perder seu espaço no mercado deve se preocupar em registrar as informações do seu negócio, por isso a geração de relatórios é extremamente importante.

Os relatórios servem para monitorar a movimentação da empresa em um determinado período e informar o gestor sobre o comportamento das vendas, assim é possível ampliar o número de acertos e eliminar os erros cometidos.

Para a boa gestão de uma loja de carros, gerar relatórios eficazes é extremamente importante, pois permite compreender o perfil da empresa e de seus vendedores, tornando possível conhecer melhor a equipe de vendas e colocar as pessoas certas nos lugares certos.

Para entender a fundo a administração da sua loja de carros, e aprimorar sua gestão de revendas confira aqui três relatórios essenciais para monitorar o seu negócio.

1. Número de vendas por vendedor

Esse relatório tem o objetivo de listar todas as vendas efetuadas por cada vendedor em determinado período e permite analisar seu desempenho de acordo com o número de itens vendidos, ou seja, esse relatório tem um critério de análise QUANTITATIVA. Ele é importante para conhecer, dentro da sua empresa, qual o vendedor teve melhor atuação vendendo mais itens e qual o vendedor apresentou déficit de vendas. É importante ressaltar que esse relatório não deve ser considerado para contabilizar o número total de vendas da empresa, pois uma mesma venda pode ter tido mais de um vendedor.

2. Valor de vendas por vendedor

O relatório de VALOR de vendas, diferentemente do relatório de NÚMERO de vendas, não analisa a quantidade de itens vendidos, mas sim o valor captado em cada venda. Esse relatório é importante porque oferece uma análise QUALITATIVA, ou seja, é um demonstrativo do valor recebido e do lucro que cada vendedor alcançou. É o demonstrativo de quanto cada vendedor efetivamente lucra para a empresa. É importante que o gestor tenha em mente que o valor total das vendas não é o lucro bruto. Para chegar ao lucro bruto, é necessário considerar todas as despesas e encargos que incidirão sobre o valor vendido, como impostos e comissões.

3. Relatório de clientes prospectados

Esse relatório, diferentemente dos outros dois, tem o foco no consumidor. Para vender mais, é imprescindível que a loja saiba de onde vêm os seus clientes e o objetivo deste relatório é justamente indicar a origem de cada cliente e o que os fez comprar em determinado lugar. Prospectar clientes significa buscar clientes possíveis, portanto saber o que motiva o comprador a buscar especificamente aquele serviço é meio caminho andado para conquistar novos fregueses e assim aumentar a lucratividade da loja. É muito importante manter um controle sobre os contatos para que os vendedores possam sempre aprimorar o atendimento e, dessa forma, aumentar as vendas.

Por fim, é importante ficar atento a algumas dicas adicionais: mantenha os registros dos relatórios de vendas de outros períodos além do que está vigente ou do imediatamente anterior para que você possa comparar o número de vendas e a lucratividade. Mantenha a periodicidade dos relatórios para ter um controle eficaz sobre as movimentações da sua empresa e sobre o desempenho da sua equipe e não se esqueça de que essas ferramentas são indispensáveis para a manutenção da saúde econômica da sua loja de carros!

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