Todo cliente gosta de ser bem tratado, de se sentir único e especial. E também é de conhecimento geral que cliente feliz e satisfeito sempre volta. Considerando essas duas máximas do mundo das vendas, confira os maiores erros que você pode cometer ao negociar com um cliente, e como contornar a situação.
Desmerecer o veículo do cliente
De longe esse é o tópico principal. As pessoas normalmente têm um carinho muito especial pelo seu veículo, e fato esse que faz com que elas esperem receber mais do que o que realmente vai ser ofertado, afinal, na proposta de valor do cliente, a maioria deles coloca um pouquinho do valor sentimental. Dizer a um cliente que o carro dele está em condições ruins, e por isso o valor ofertado é tão baixo, é quase uma ofensa a ele, por isso é muito importante saber contornar esse tipo de situação.
Tenha paciência nessa hora, use a consulta veicular para explicar ao cliente o valor que foi/será ofertado. Fazer isso é garantir que você não terá um cliente chateado ou desapontado, o que seria um passo para que ele cancelasse a negociação.
Desvalorizar o carro que ele está buscando
Pode parecer bobagem, mas acredite: há muitos vendedores que ao buscar vender um carro de maior valor, tiram os méritos do veículo que o cliente busca, para oferecer algo que eles consideram melhor. O vendedor pode oferecer outras opções, e salientar algumas vantagens, mas nunca deve falar de desvantagens da preferência do cliente, afinal gosto é gosto, e o vendedor inteligente deve se adequar ao gosto do seu cliente, e abraçá-lo como se fosse seu. O que nos leva ao outro tópico.
“Não posso dar descontos”
Todos os clientes já sabem que a negociação de um veículo é algo que possui uma margem de descontos que podem ser ofertados. Claro que, para o vendedor, quanto menos descontos ele fornece, melhor. Entretanto, firmar-se no “não posso conceder descontos” pode ser um passaporte certo para perder seu cliente, sendo que, muitas vezes, valores irrisórios que possam ser concedidos já podem fazer a diferença que seu cliente buscava.
Rispidez, grosseria ou excesso de objetividade
Clientes são o ativo principal da sua organização, e muitos vão sim deixar de comprar um carro na sua mão, indo comprar na concorrência, apenas porque acharam que foram maltratados ou mesmo que não eram bem-vindos. Por isso, quando o cliente entrar, cumprimente-o, ofereça algo, faça-o se sentir bem-vindo! Isso muitas vezes contribui para que mesmo que ele não consiga descontos, ele ainda assim saia feliz com a negociação que fez.
A revenda de carros é algo muito delicado, e, considerando-se a quantidade de concorrentes que existem no mercado, cada pequeno detalhe poderá influenciar no fechamento ou não de um negócio. Clientes que entram em uma concessionária estão dispostos a comprar um veículo, bastando somente que o vendedor consiga envolvê-lo o suficiente para que ele se sinta confiante na negociação.
E então, você já vinha tomando estes cuidados antes? Comente abaixo nos contando suas experiências!