O que NÃO dizer a um cliente que quer comprar um carro

[rank_math_breadcrumb]

O que NÃO dizer a um cliente que quer comprar um carro

Todo cliente gosta de ser bem tratado, de se sentir único e especial. E também é de conhecimento geral que cliente feliz e satisfeito sempre volta. Considerando essas duas máximas do mundo das vendas, confira os maiores erros que você pode cometer ao negociar com um cliente, e como contornar a situação.

Desmerecer o veículo do cliente

De longe esse é o tópico principal. As pessoas normalmente têm um carinho muito especial pelo seu veículo, e fato esse que faz com que elas esperem receber mais do que o que realmente vai ser ofertado, afinal, na proposta de valor do cliente, a maioria deles coloca um pouquinho do valor sentimental. Dizer a um cliente que o carro dele está em condições ruins, e por isso o valor ofertado é tão baixo, é quase uma ofensa a ele, por isso é muito importante saber contornar esse tipo de situação.

Tenha paciência nessa hora, use a consulta veicular para explicar ao cliente o valor que foi/será ofertado. Fazer isso é garantir que você não terá um cliente chateado ou desapontado, o que seria um passo para que ele cancelasse a negociação.

Desvalorizar o carro que ele está buscando

Pode parecer bobagem, mas acredite: há muitos vendedores que ao buscar vender um carro de maior valor, tiram os méritos do veículo que o cliente busca, para oferecer algo que eles consideram melhor. O vendedor pode oferecer outras opções, e salientar algumas vantagens, mas nunca deve falar de desvantagens da preferência do cliente, afinal gosto é gosto, e o vendedor inteligente deve se adequar ao gosto do seu cliente, e abraçá-lo como se fosse seu. O que nos leva ao outro tópico.

“Não posso dar descontos”

Todos os clientes já sabem que a negociação de um veículo é algo que possui uma margem de descontos que podem ser ofertados. Claro que, para o vendedor, quanto menos descontos ele fornece, melhor. Entretanto, firmar-se no “não posso conceder descontos” pode ser um passaporte certo para perder seu cliente, sendo que, muitas vezes, valores irrisórios que possam ser concedidos já podem fazer a diferença que seu cliente buscava.

Rispidez, grosseria ou excesso de objetividade

Clientes são o ativo principal da sua organização, e muitos vão sim deixar de comprar um carro na sua mão, indo comprar na concorrência, apenas porque acharam que foram maltratados ou mesmo que não eram bem-vindos. Por isso, quando o cliente entrar, cumprimente-o, ofereça algo, faça-o se sentir bem-vindo! Isso muitas vezes contribui para que mesmo que ele não consiga descontos, ele ainda assim saia feliz com a negociação que fez.

A revenda de carros é algo muito delicado, e, considerando-se a quantidade de concorrentes que existem no mercado, cada pequeno detalhe poderá influenciar no fechamento ou não de um negócio. Clientes que entram em uma concessionária estão dispostos a comprar um veículo, bastando somente que o vendedor consiga envolvê-lo o suficiente para que ele se sinta confiante na negociação.

E então, você já vinha tomando estes cuidados antes? Comente abaixo nos contando suas experiências!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Está gostando? Compartilhe

eNTRE EM CONTATO CONOSCO

Vamos ajudar sua agência automotiva, concessionária ou negócio automotivo a decolar. Envie uma mensagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *