Como as redes sociais podem auxiliar os players do setor automotivo

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Como as redes sociais podem auxiliar os players do setor automotivo

As redes sociais são a nova realidade do presente. Dos sites mais acessados no Brasil, quatro deles são redes sociais: Facebook, Twitter, Youtube e LinkedIn. Os consumidores têm cada vez mais o hábito de mantê-las abertas enquanto navegam na web e antes de tomarem decisões de compra, recorrem a grupos com interesses comuns e consultas aos amigos. E quando o assunto é carro, não é diferente.

Já falamos aqui sobre como a usar a internet a seu favor, mas hoje seremos mais específicos. Veja como as concessionárias e revendedoras de veículos podem se beneficiar com as redes sociais.

1. Estabeleça uma reputação

Redes sociais são uma ótima forma de conquistar, gradual e lentamente, uma reputação de confiança. Páginas no Facebook podem ajudar a selecionar notícias, comentar lançamentos de modelos, trazer dicas de como cuidar do estofado ou manter o bom desempenho do motor, comparar preços, fazer apontamentos sobre shows na cidade e até reproduzir conteúdo bem humorado. Já a conta no Twitter pode trazer até notícias sobre o trânsito, por exemplo. O segredo é oferecer um conteúdo útil, para que os seus clientes tenham um motivo para acompanhar as redes sociais da revenda independentemente das ofertas de vendas.

2. Conecte-se com seus clientes

As redes permitem conversas diretas com os clientes. Você pode ver o que eles comentam sobre notícias e lançamentos e receber de forma direta mensagens de todo tipo – sugestões, elogios, histórias e reclamações, de forma pública ou privada. É por isso que não basta estar nas redes sociais, é preciso desenvolver uma estratégia e ter uma equipe para cuidar delas.

Pela facilidade de uso e porque as pessoas já passam muito tempo nelas, as redes podem ganhar a mesma função do serviço de atendimento ao consumidor (SAC). O importante é entender que as redes sociais não são como o broadcasting, aquele tipo de mensagem em que o emissor fala e o público só escuta, como um anúncio na TV, por exemplo. Elas são uma via de mão dupla e é muito importante conversar com quem está do outro lado.

3. Identifique seu público

Redes sociais, em especial o Facebook, permitem uma identificação do seu público como você nunca imaginou. Especialmente se a página da sua loja tiver alguns milhares de fãs, é possível descobrir exatamente quem curte sua marca – por sexo, idade, nível de escolaridade e que outras marcas curtem (não apenas de carros). Elas também permitem que você busque públicos semelhantes a esse ou defina, com grande precisão, o público-alvo que quer atingir com anúncios.

4. Direcione o tráfego

A internet é como um ecossistema: suas partes estão ligadas e estabelecem relações de dependência. Uma alteração em uma parte pode afetar o comportamento das outras. A mesma coisa acontece com as redes sociais. Bem usadas, elas podem não apenas aumentar as visitas ao site da sua revenda ou concessionária, mas atrair um público qualificado, com o poder aquisitivo desejado e que seja fã das montadoras com as quais vocês negociam. Outras estratégias, como a criação de blogs, podem fortalecer ainda mais esse ciclo positivo e fortalecer o seu plano de marketing.

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