As redes sociais estão matando os vendedores?

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As redes sociais estão matando os vendedores?

As redes sociais adquiriram um papel fundamental na sociedade nos dias de hoje e são parte essencial para compreendermos as relações das pessoas com as outras e seus bens de consumo.

Quando queremos comprar algo de valor, como por exemplo, um carro, qual o primeiro passo que damos? Procuramos na internet, buscamos informações com amigos e expressamos nossos desejos. Sim, as redes sociais mudaram a forma como se compra e se vende, mas será mesmo que elas estão comprometendo a profissão de vendedor? Para descobrir essa e outras respostas, confira o texto a seguir.

O que acontecia?

Antigamente as compras de automóveis eram feitas de outra forma. Quem se lembra da compra do seu primeiro carango? As pessoas se dirigiam para uma concessionária e encontravam um vendedor bem alinhado, geralmente de terno e gravata, com uma lábia mais afiada que um canivete suíço. E então vinha o mais surpreendente: aquela pessoa de sorriso aberto sabia dizer tudo sobre o carro e chegava a ser intimidante a maneira como ele falava com tamanha precisão aquele sem número de informações, reflexões, insights, piadas, elogios e descontos. O poder de persuasão era tão grande que não era raro fechar negócio em uma das primeiras lojas visitadas.

O que mudou?

Absolutamente tudo. As redes sociais estão mudando o vendedor como o conhecemos hoje, até porque o cliente já não é o mesmo. Pense no quanto uma pessoa pode descobrir sobre uma marca ou produto sozinha, antes de chegar sequer a colocar os pés na loja. As redes sociais são pontos de opiniões, positivas ou negativas, e convergem informações, comparações e feedback para quem quiser achar. O jogo mudou e para que os vendedores continuem se dando bem, é preciso que se recoloquem. Aquela “presa” fácil entrando na loja não existe e, se em outros tempos ele tinha o controle da situação, agora o processo se inverteu. Passar um carro medíocre como excelente ou propagar uma marca cheia de problemas de atendimento será tarefa inglória.

O grande segredo

E o que fazer para não perder vendas e continuar agradando sua clientela? A chave de todo o processo está cada dia mais no atendimento ao cliente. Oferecer um serviço de alta qualidade é o que vai propagar os itens nas redes sociais e construir uma relação de longo prazo com seus consumidores, evitando, assim, que compradores em potencial desistam de fechar negócio por lerem relatos de uma transação ruim ou de um péssimo atendimento no Twitter ou Facebook. O vendedor então precisa incorporar novas habilidades: estar ligado nas mídias sociais, responder rápido as questões dos clientes (a maioria deles espera por uma resposta em menos de 1 hora) e mantê-los informados de tudo que for de seu interesse. Ele virou uma espécie de suporte ao cliente e deve também criar uma experiência personalizada que elimine os problemas na hora da compra. Saber tudo sobre o carro ainda ajuda, mas hoje é preciso saber ainda mais sobre como atender ao que seu cliente realmente deseja. Como podemos ver, as mídias sociais não estão matando a profissão de vendedor, mas sim transformando-a. Para não deixar as vendas caírem, é preciso adaptação e rapidez. O perfeito atendimento ao cliente é o melhor marketing no século XXI. Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário com sua opinião sobre todas as transformações que estão ocorrendo.

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